A Bíblia diz em Marcos 16:16: “Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!”
Sabe, existe uma grande confusão com relação ao Batismo. Quando batizar? Quem Batizar? Como batizar? São questionamentos que surgem em nosso meio, devido a diversidade de pensamentos e entendimentos da Palavra de Deus.
Quero aqui, tecer alguns comentários que entendo ser coerentes com a Palavra de Deus:
I) O que entendo como Batismo
Uma ordenança Bíblia deixada pelo Senhor Jesus como sequência a decisão do aceitá-Lo como único e suficiente Salvador.
Batismo é a tradução da palavra grega “baptismo” que significa “imersão”, ou seja, “alguém que foi completamente afundado nas águas”. Diferente da palavra grega “ramtzo”, que significa “aspersão”, ou seja, “lançar água sobre algo ou alguém”.
Logo, o Batismo Cristão, é aquele realizado pelo ato da imersão que pode acontecer em uma piscina, um rio, um lago, ou em algum recepiente que permita a pessoa ser afundada por inteiro.
II) Quem deverá se batizar
Nós temos como referencial o texto acima, que nos dá algumas orientações. Em primeiro lugar preciso “crer”. Ou seja, preciso entender o sacrifício de Jesus na cruz do calvário e as implicações que isto trouxe sobre a humanidade: “Salvação para os que creem e condenação para os que não creem”. Com isto, cremos que somente poderão ser batizadas pessoas conscientes e capazes de tomar uma decisão de aceitar a Jesus Cristo como Salvador. Automaticamente, excluímos assim o batismo de crianças, que segundo a tradição bíblica eram apenas apresentadas no templo (Lucas 2:21)
III) O que significa o Batismo
A salvação é uma aliança realizada com o Senhor no momento em que eu creio Nele, como meu Salvador. O Batismo é um testemunho público desta decisão tomada anteriormente. No ato do batismo sou afundado na água e este ato representa o “morrer para o mundo”, e o sair da água, o “nascer para uma nova vida em Cristo” (Romanos 6:3-4)
IV) O Batismo salva?
O batismo não salva, o que salva é a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, porém é uma ordenança para os que creem. Se você se lembra do ladrão na cruz (Lucas 23:42-43), ao reconhecer o senhorio de Jesus, o Senhor responde que ainda hoje estaria com Ele no paraíso. Ele não teve oportunidade ou chance de se batizar, mas foi salvo. Porém, nós que temos esta oportunidade, precisamos cumprir esta ordenança do Senhor.
V) Jesus foi um referencial ao ser batizado
Pensando humanamente, Jesus não necessitaria ser batizado. Ele é Deus. Porém, se submeteu ao batismo (Mateus 3) para que torna-se um referencial em tudo, inclusive de como nos portar, ao adentrarmos na fé cristã. Se Ele se sujeitou a isto, eu e você precisamos seguir o Seu exemplo.
VI) E além disso, o que preciso saber
Creio que a partir do momento de nossa decisão em Cristo Jesus, o próximo passo é fecharmos as brechas e tomarmos algumas decisões de mudanças em nossas vidas.
A Bíblia em II Corintios 5:17 diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Precisamos mudar, precisamos tirar de nossas vidas as obras da carne. Gálatas 5:19-21 diz: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
Enfim, é mudar de vida, para que ao chegarmos ao batismo, possamos estar andando de forma irrepreensível.
E aí, está pronto ao Batismo? Não? Então pense nisso.