I Samuel 22:1-2
Este texto me chama a atenção, pois fala de um homem denominado “Segundo o Coração de Deus”, que foi escolhido por Ele, foi ungido, viu o poder de Deus, mas que, quando parecia que iria se tornar rei em Israel, passa por momentos difíceis em sua vida. É perseguido e o seu destino é parar dentro de uma caverna, conhecida como Caverna de Adulão.
A palavra Adulão tem dois significados:
1- Justiça do povo;
2- Refúgio, Esconderijo.
Adulão é uma cidade mencionada na Bíblia. Ela foi uma das cidades reais dos Cananeus (Josué 12:15; 15:35). Ela permaneceu próxima à estrada a qual posteriormente tornou-se a Estrada romana no Vale de Elá, a cena da vitória memorável de Davi sobre Golias (I Samuel 17:2) e não distante de Gate. Foi uma das cidades que Roboão fortificou contra o Egito (II Crônicas 11:7). Miquéias a chamou de “a glória de Israel” (Miquéias 1:15).
Naquela localidade, Davi entra nesta caverna, lugar repleto de pessoas com baixa-estima, sem perspectiva de vida, sem ânimo para lutar e discriminadas pela sociedade.
Quero que tiremos alguns ensinos para nossas vidas.
I) A caverna representa um local de refúgio e podemos ser colocados neste lugar pelos outros, podemos estar neste lugar pelos nossos erros, ou Deus pode nos levar para este lugar para tratar nossas vidas.
II) A caverna deve ter uma tempo curto, pois ficarmos dentro de cavernas por muito tempo pode nos contaminar e nos tornar pessoas enfermos como eram aqueles homens.
III) Na caverna temos um tempo para refletir e para mudar de vida. Davi saiu daquele lugar e se tornou líder daqueles homens e destes homens, fez grandes guerreiros.
O meu desafio para você é: Está enfiado dentro de uma caverna? Após ser tratado, saia dela e seja um verdadeiro conquistador.