Êxodo 33:7-11
Introdução: A experiência que teve Moisés com o Senhor foi algo impactante na vida dele e de todo o povo. A Palavra mostra-nos que Deus falava com ele face a face, como quem fala a um amigo. Isto é ser íntimo. Mas, quais atitudes observamos na vida de Moisés, que precisam estar em nossas vidas e que nos tornarão íntimos de Deus, ou melhor, amigos de Deus.
I) Precisamos desejar ter estes momentos de intimidade com Deus (Êxodo 33:7 a) – “Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação”
A atitude de Moisés era de sair do meio do povo, ir para fora do arraial, para estar com Deus. Este era o desejo do seu coração. Ele entendia que s ruídos, a murmuração e a correria do dia a dia interferiam em nossa comunhão com Deus, por isso se ausentava para buscar momentos à sós com o Senhor. Se desejamos ser íntimos de Deus precisamos nos afastar de tudo e de todos, diariamente, para buscarmos um relacionamento pessoal com Ele. Entre no seu quarto, na sua sala e fique à sós com Deus (Este é o teu secreto).
II) Precisamos aprender ouvir e obedecer à voz de Deus (Êxodo 33:9) – “Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés”
Um dos grandes erros dos cristãos é ouvir, ouvir e ouvir a Palavra do Senhor e não praticá-la. Moisés não tinha pressa de sair da presença de Deus e muito menos de ouvir os Seus conselhos, ele só retornava ao arraial quando Deus terminava o que tinha a lhe dizer. Porém, havia algo diferente. Moisés vinha com a Palavra de Deus para praticá-la e para ensiná-la ao povo. Quem deseja ter intimidade com Deus, precisa aprender ouvir mais e falar menos. Precisa tirar seus conceitos já estabelecidos e deixar-se ser moldado pelo Senhor. Somente assim aprenderemos o que é ter intimidade.
III) Precisa estabelecer uma aliança parceira com Deus (Êxodo 33:10-11) – “Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor. Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda”
Devemos ser fieis ao nosso compromisso com Deus, ter um tempo diariamente para nos relacionarmos com Ele assim como nos relacionamos com nossos amigos. Precisamos nos dispor a adorá-Lo a servi-Lo, a estar ao Seu lado sempre. Ser íntimo de Deus implica em viver em Aliança com Ele a despeito da situação ao nosso redor.
Conclusão: Como filhos que servem ao Senhor Jesus o nosso primeiro exemplo deve ser o de ter intimidade com Deus, uma intimidade sincera, real e verdadeira. Quando nos tornamos íntimos do Senhor, não temos pressa de sair de Sua presença, nem pressa de ouvir o que Ele tem a nos dizer, simplesmente somos pacientes e andamos no mesmo compasso que o Senhor. Para isso, precisamos de um devocional diário, de um tempo produtivo de busca, adoração e louvor a Deus.