No hebraico “Rut”, na Septuaginta “Routh”. Embora haja estudiosos que dão a esse nome próprio feminino o sentido de companheira, outros preferem pensar que o significado do nome é desconhecido.
No cânon hebraico, o livro de Rute faz parte de sua terceira seção. O livro era um dos cinco rolos (megilloth), cada um dos quais usado em uma das cinco principais festividades de Israel (provavelmente na Festa das Semanas ou Pentecostes). Neste livro o autor focaliza a devoção inabalável e altruísta de Rute para com Noemi, que ficara desolada (1:16-17; 2:11), e a generosidade que Boaz demonstrou a essas duas viúvas (cap. 2 a 4). Apresenta também exemplos notáveis de indivíduos que concretizaram em seus afazeres o amor sacrificial que cumpre a lei de Deus. Esse amor reflete, o amor do Senhor, unindo de modo maravilhoso as ações do homem com as de Deus.
Talvez pareça surpreendente que quem reflete com tanta clareza o amor de Deus seja uma moabita. No entanto, sua total lealdade à família israelita em que foi acolhida por casamento e sua devoção total à sogra, destacam-se como verdadeira filha de Israel, ancestral digna de Davi. Exemplifica, de modo marcante, a verdade de que no reino vindouro de Deus, não será determinada através da descendência sanguínea ou nascimento, mas por ajustarmos a vida À vontade de Deus mediante a obediência que vem pela fé.
O livro de Rute é um conto hebraico, narrado com extrema habilidade. A ação simétrica do começo ao fim inicia-se por um relato de aflição, até chegar ao relato final de alívio e esperança. O ponto crucial ocorre bem no meio desta transição onde vemos o relacionamento de Rute e Noemi.
Autor e Data – O autor é desconhecido. A tradição judaica aponta Samuel, mas é improvável que ele seja o autor, pois a menção de Davi (4:17,22) pressupõe data posterior. Além disso, o estilo literário do hebraico usado em Rute leva a crer que o livro tenha sido escrito no período da monarquia. Se aceitarmos as datas de Samuel como 1170 – 1060 poderemos crer que o livro de Rute foi escrito um pouco depois disso, durante a monarquia de Daí ou Salomão.
Propósito – Vários estudiosos apontam para vários propósitos deste livro, entre eles:
. Para alguns, uma novela sem valor histórico.
. Para outros, o propósito é mostrar como uma moabita foi incluída na linhagem de Davi.
. Uma forma de mostrar que havia cessado o exclusivismo de Israel.
. Outros ainda que, não há um único propósito para este livro, mas sim, que ele foi preservado para demonstrar a providência abrangente e amorosa de Deus, que olha sem distinção para todos, inclusive aqueles que não se consideram aptos para ser alcançado pelo amor de Deus.
Época refletida – Um dos propósitos do livro de Rute pode ter sido a tentativa de afirmar os direitos de Davi ao trono de Israel. A providência divina especial, que tinha operado em favor de Rute, também operou no caso de Davi, para torná-lo rei, em lugar de qualquer outro pretendente. Boaz tipifica Cristo, o qual, em Sua graça, realizou o propósito da redenção. Rute, por sua vez, simboliza a noiva gentílica de Cristo, a Igreja.
Título do Livro – Tanto o livro de Rute como o de Ester trazem como tema o nome de duas personagens femininas. Ambas as mulheres desempenharam um papel-chave na história de Israel. Ester casou-se com um rei gentio, sendo assim alçada a uma posição que garantiu a sobrevivência do povo de Israel em tempos atribulados. Rute foi usada por Deus a fim de perpetuar a linhagem do Messias. O Livro de Rute é lido anualmente pelos judeus na Festa de Pentecostes.
Esboço do Conteúdo:
1- Noemi perde tudo o que possuía (1:1-5)
2- Noemi volta de Moabe (1:6-22)
3- Boaz e Rute encontram-se nos campos da colheita (2)
4- Rute vai a Boaz na eira (3)
5- Boaz combina seu casamento com Rute (4:1-12)
6- Noemi recebe de volta o que perdera (4:13-17)
7- Genealogia de Davi (4:18-22).