Salmos

Títulos e vários nomes:

1- O moderno título desse livro do Antigo Testamento vem do grego “psalmós”, que indica um cântico para se cantado com o acompanhamento de algum instrumento de cordas, como a harpa.

2- O título hebraico antigo do livro era “Tehillim”, “cânticos de louvor”.

3- Outros vocábulos introduzem Salmos:

. SHIR – cânticos (29 salmos)

. MIZMOR – melodia (57 salmos)

. SIR HAMMOLOT – Cânticos de Degraus (Salmos 120 a 134) – entoados por peregrinos que subiam a Jerusalém para as festas religiosas.

. MIKTAM – idéia de lamentações e expiação (Salmos 16 e 56).

. SIGGAYON – um tipo de música agitada (Salmos 7).

. TEPILLA – oração ou petição (Salmos 42).

Existem inúmeras traduções complexas desses e outros títulos.

Autoria e Data:

Quanto à autoria, tomando as informações dos títulos de introdução aos salmos obteremos o seguinte quadro:

. DAVI – 74 Salmos

. SALOMÃO – 2 Salmos

. HEMÃ – 1 Salmo (Salmo 88)

. ETÃ – 1 Salmo (Salmo 89)

. MOISÉS – 1 Salmo (Salmo 90)

. CANTORES LIVÍTICOS DE ASAFE – 33 Salmos

. FILHOS DE CORÉ – Vários Salmos.

. ANÔNIMOS – 49 Salmos.

A data: Conclui-se, que a maior parte dos Salmos foi composta mais ou menos na época do primeiro templo de Jerusalém, ou seja, 1000 a.C., ou até mesmo um pouco mais tarde.

Conteúdos e Tipos – Há quatro tipos principais:

. SALMOS DE DAVI: O Livro I (Salmos 1 a 41) – Atribuídos a Davi, exceto o Salmo 1 e o Salmo 33.

. SALMOS DE SALOMÃO – Livro II (Salmos 42 a 89) – Salomão é aquele que fez o fechamento do Salmo 72:18-20 e pode ter sido o compilador do Livro II. Os Salmos 42 a 49 são dos Filhos de Coré e o Salmo 50 de Asafe.

. SALMOS EXÍLICOS – O Livro III contém os Salmos 32, 52, 74, 79 e 89 que aludem a história posterior de Israel, mencionando a destruição de Jerusalém, em 586 a.C. Bem como certas condições do exílio.

. SALMOS DE RESTAURAÇÃO, PÓS-EXÍLICOS E MACABEUS – No Livro IV, vemos o predomínio do interesse litúrgico. Preenchem um período de 537 a.C. a 400 a.C. aproximadamente. É improvável que um grande número de Salmos tenha se originado no tempo dos Macabeus (168 a.C.) como alguns querem acreditar.

Salmos no Novo Testamento:

Os Salmos são citados no Novo Testamento por cerca de 80 vezes, o que significa que, dentre todos os Livros do Antigo Testamento, esse foi o mais utilizado pelos autores neotestamentarios. A muitas dessas citações foi dada uma interpretação messiânica.

Ex:

. Salmos 2:1-2                –         Atos 4:25-26

. Salmos 2:7                   –         Atos 13:33 e Hebreus 1:5 e 5:5

. Salmos 4:4                   –         Efésios 4:26

Caracterização Geral:

1- O Livro de Salmos é a compilação de cânticos e poemas sagrados dos hebreus e apesar de serem atribuídos a Davi, vimos que nem todos o são.

2- Os Salmos apontam para as mais profundas experiências e necessidades do coração humano e assim exercem uma atração sobre as pessoas de todas as religiões.

3- Os temas principais dos Salmos são: o tema messiânico, louvor (Salmos 47), pedidos de bênçãos (Salmos 86), de proteção (Salmos 91), intervenção divina (Salmos 38), confissão de fé (Salmos 33), intercessão em favor do rei e da nação (Salmos 21), Salmos históricos (Salmos 14), entre outros.

Uso dos Salmos:

1- O uso litúrgico dos Salmos foi importante desde o começo onde muitos Salmos foram musicados e usados no culto de adoração.

2- São extremamente ricos em conceitos espirituais, além de excelentes como consolo e inspiração para o louvor do Senhor.

3- Estão repletos de idéias religiosas e fervor.

4- Textos de prova acerca do messiado de Jesus.

5- Uso dos Salmos em ocasiões especiais. Ex: O Salmo 92 era usado no sábado. Os Salmos 120 a 134 são conhecidos como “Salmos dos Degraus” – eram entoados pelos peregrinos quando subiam a Jerusalém para as principais festas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*