Títulos e vários nomes:
1- O moderno título desse livro do Antigo Testamento vem do grego “psalmós”, que indica um cântico para se cantado com o acompanhamento de algum instrumento de cordas, como a harpa.
2- O título hebraico antigo do livro era “Tehillim”, “cânticos de louvor”.
3- Outros vocábulos introduzem Salmos:
. SHIR – cânticos (29 salmos)
. MIZMOR – melodia (57 salmos)
. SIR HAMMOLOT – Cânticos de Degraus (Salmos 120 a 134) – entoados por peregrinos que subiam a Jerusalém para as festas religiosas.
. MIKTAM – idéia de lamentações e expiação (Salmos 16 e 56).
. SIGGAYON – um tipo de música agitada (Salmos 7).
. TEPILLA – oração ou petição (Salmos 42).
Existem inúmeras traduções complexas desses e outros títulos.
Autoria e Data:
Quanto à autoria, tomando as informações dos títulos de introdução aos salmos obteremos o seguinte quadro:
. DAVI – 74 Salmos
. SALOMÃO – 2 Salmos
. HEMÃ – 1 Salmo (Salmo 88)
. ETÃ – 1 Salmo (Salmo 89)
. MOISÉS – 1 Salmo (Salmo 90)
. CANTORES LIVÍTICOS DE ASAFE – 33 Salmos
. FILHOS DE CORÉ – Vários Salmos.
. ANÔNIMOS – 49 Salmos.
A data: Conclui-se, que a maior parte dos Salmos foi composta mais ou menos na época do primeiro templo de Jerusalém, ou seja, 1000 a.C., ou até mesmo um pouco mais tarde.
Conteúdos e Tipos – Há quatro tipos principais:
. SALMOS DE DAVI: O Livro I (Salmos 1 a 41) – Atribuídos a Davi, exceto o Salmo 1 e o Salmo 33.
. SALMOS DE SALOMÃO – Livro II (Salmos 42 a 89) – Salomão é aquele que fez o fechamento do Salmo 72:18-20 e pode ter sido o compilador do Livro II. Os Salmos 42 a 49 são dos Filhos de Coré e o Salmo 50 de Asafe.
. SALMOS EXÍLICOS – O Livro III contém os Salmos 32, 52, 74, 79 e 89 que aludem a história posterior de Israel, mencionando a destruição de Jerusalém, em 586 a.C. Bem como certas condições do exílio.
. SALMOS DE RESTAURAÇÃO, PÓS-EXÍLICOS E MACABEUS – No Livro IV, vemos o predomínio do interesse litúrgico. Preenchem um período de 537 a.C. a 400 a.C. aproximadamente. É improvável que um grande número de Salmos tenha se originado no tempo dos Macabeus (168 a.C.) como alguns querem acreditar.
Salmos no Novo Testamento:
Os Salmos são citados no Novo Testamento por cerca de 80 vezes, o que significa que, dentre todos os Livros do Antigo Testamento, esse foi o mais utilizado pelos autores neotestamentarios. A muitas dessas citações foi dada uma interpretação messiânica.
Ex:
. Salmos 2:1-2 – Atos 4:25-26
. Salmos 2:7 – Atos 13:33 e Hebreus 1:5 e 5:5
. Salmos 4:4 – Efésios 4:26
Caracterização Geral:
1- O Livro de Salmos é a compilação de cânticos e poemas sagrados dos hebreus e apesar de serem atribuídos a Davi, vimos que nem todos o são.
2- Os Salmos apontam para as mais profundas experiências e necessidades do coração humano e assim exercem uma atração sobre as pessoas de todas as religiões.
3- Os temas principais dos Salmos são: o tema messiânico, louvor (Salmos 47), pedidos de bênçãos (Salmos 86), de proteção (Salmos 91), intervenção divina (Salmos 38), confissão de fé (Salmos 33), intercessão em favor do rei e da nação (Salmos 21), Salmos históricos (Salmos 14), entre outros.
Uso dos Salmos:
1- O uso litúrgico dos Salmos foi importante desde o começo onde muitos Salmos foram musicados e usados no culto de adoração.
2- São extremamente ricos em conceitos espirituais, além de excelentes como consolo e inspiração para o louvor do Senhor.
3- Estão repletos de idéias religiosas e fervor.
4- Textos de prova acerca do messiado de Jesus.
5- Uso dos Salmos em ocasiões especiais. Ex: O Salmo 92 era usado no sábado. Os Salmos 120 a 134 são conhecidos como “Salmos dos Degraus” – eram entoados pelos peregrinos quando subiam a Jerusalém para as principais festas.