Uma das piores coisas que existe para a vida do crente é o pecado. Ele é responsável pelo afastamento do homem da presença de Deus e é o responsável pela morte espiritual do homem. Logo precisamos identificá-lo para baní-lo de nossas vidas:
I) QUE SIGNIFICA PECADO?
A Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, registra várias palavras que descrevem aspectos diferentes do pecado, na vida do indivíduo e na sociedade. Todas as palavras, porém, procedem de uma mesma atitude básica: a rejeição da vontade do próprio indivíduo. Mas, vejamos os aspectos desintegradores da personalidade que o pecado assume na vida diária:
- Pecado é transgressão. É passar por cima da linha divisória, traçada por Deus, entre o bem e o mal (I Samuel 25:28; Levíticos 5:15)
- Pecado é erro. Como erro, significa desvio do caminho do bem (Levítico 4:13, Mateus 18:15)
- Pecar é errar o alvo. Na Bíblia, errar o alvo significa deixar de atingí-lo (Lucas 15:18, 21). Como tal denota a falha do homem em alcançar o ideal divino para o caráter humano.
- Pecado é uma intromissão da vontade própria na esfera da autoridade divina (Romanos 1:18-32)
- Pecado é iniqüidade e perversidade (Mateus 7:23; Romanos 4:7). Uma das manifestações mais comuns do pecado é a descrença. A descrença é um insulto à veracidade divina.
II) A UNIVERSALIDADE DO PECADO
As escrituras ensinam que o pecado é universal (Romanos 3:23; I João 1:10). A universalidade do pecado ensina na Bíblia é confirmada pela experiência humana. Jamais se encontrou um homem, ou uma mulher, que fosse perfeito.
III) AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
Ao nos dar suas leis, Deus desejou ajudar-nos. Quando deixamos de cumprí-las, sofremos as conseqüências. O pecado produz resultados desastrosos para o presente e o futuro. A Palavra que define melhor as conseqüências do pecado é MORTE. Este é o castigo estabelecido por Deus (Gênesis 2:17; Romanos 6:21-23). Há duas espécies de morte, e ambas são resultados do pecado:
- Morte Física – A morte do corpo. A limitação da vida humana é uma parte do castigo pelo pecado (Gênesis 3:22-24). Caso não houvesse pecado, Adão e Eva poderiam desfrutar do fruto da árvore da vida e, assim, ficaríamos isentos da morte. Desde Adão e Eva, com exceção de Enoque e Elias, todos os homens estão destinados a experimentar a morte física.
- Morte Espiritual – A morte espiritual não significa extinção, mas separação. A morte física é a separação entre o corpo – que se torna pó – e a alma. A morte espiritual equivale à morte eterna, ou seja, a separação eterna de Deus. Mas, nem todas as pessoas têm que experimentar a morte espiritual. Ao aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, o indivíduo recebe o perdão de Deus para os seus pecados, é purificado de toda a injustiça, e torna-se participante do novo nascimento em Jesus Cristo, cujo princípio operante é a vida abundante, e não mais a morte (I João 1:9; II Coríntios 5:17). O salvo por Jesus tem a segurança de permanecer para sempre na presença de Deus (João 6:47; I Coríntios 15:54). Assim como a morte espiritual é mais terrível do que a morte física, a nova vida em Cristo é extraordinariamente melhor do que a vida em pecado, sem Jesus Cristo.
IV) APLICAÇÃO
. Identifique áreas de sua vida que precisam ser tratadas, ore e confesse os pecados.