Como Cristãos, precisamos entender que a direção para nossas vidas precisa vir de Deus. Onde então encontrar esta direção? Logicamente que a encontramos na Bíblia, que é a Palavra de Deus. O que precisamos entender:
I) A BÍBLIA FOI INSPIRADA POR DEUS – II TIMÓTEO 3:16-17
Do livro de Gênesis ao Livro de Apocalipse tudo é Palavra de Deus. Foi escrita em um período de 1600 anos. Os escritores sagrados que participaram foram aproximadamente 40 homens em diferentes épocas, culturas e camadas sociais.
Houve poderosos monarcas, ilustres estadistas, mulheres virtuosas, juízes, governantes, profetas e além desses lavradores e pescadores. Deus tomou a vida destes homens, que ao conhecê-Lo decidiram render-se plenamente a Ele transformando-se em canais por meio dos quais a Palavra de Deus pôde fluir, ficando impressa e reservada para cada um de nós.
O apóstolo Pedro escreveu: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.
II) CONHECENDO A VONTADE E O PROJETO DE DEUS
Sem estarmos em comunhão com a Palavra de Deus, sem estarmos nos alimentando desta Palavra, será muito difícil conhecermos o desejo, a vontade, os planos, as promessas e os sonhos de Deus para nossas vidas.
Por que é importante eu conhecer a Bíblia, que é a Palavra de Deus?
. Porque ela é a única fonte de felicidade (bem-aventurança) – Apocalipse 1:3; Lucas 11:28
. Porque é através dela que adquirimos fé – Romanos 10:17
. Porque é nela que conhecemos a Verdade que liberta – João 8:32
. Porque ela é quem nos mostra como deve ser nosso relacionamento com Deus
III) ASPÉCTOS DA PALAVRA DE DEUS – HEBREUS 4:12
Podemos ver que a Palavra de Deus é:
. VIVA – analisar Mateus 24:35; João 6:63
. EFICAZ – vem do grego “energues” que significa “operante ou dinâmica”
. CORTANTE – espada de dois gumes (gr. Makhaira) é como o bisturi do cirurgião operando e está destinada a curar. Quando a Palavra de Deus é liberada, chega até a parte mais íntima do ser curando as feridas mais profundas da alma ou do espírito.
IV) APLICAÇÃO
. Incentivar aos discípulos a terem um plano de Leitura da Bíblia (providenciar)
. Orienta-los de como proceder no manuseio da Bíblia.