MATEUS 5:1-12
Você percebeu que atualmente as pessoas estão sendo mais infelizes do que felizes? Cada vez mais encontramos pessoas que não sabem lidar com as crises e por isso tem vivido uma vida infeliz e feito as pessoas que estão ao seu redor infelizes.
Quando analisamos o sermão da montanha vemos um ensino de Jesus que a felicidade independe da situação que estejamos vivendo. Algo difícil de entendermos, mas que se aprendermos esta lição, seremos felizes em todo o tempo. Três lições de Jesus:
I) Ser feliz em minha humildade – Mateus 5:3
Existe algo que precisa ser trabalhado em nossas vidas: A humildade. Ser humilde implica em andar em simplicidade, sem orgulho, altivez, arrogância e muito menos independência de Deus. O desejo do coração de Deus é que sejamos humildes em nosso relacionamento com Deus, pois isto nos dará uma garantia: fazer parte do Reino dos Céus e ter passaporte livre para morar com Ele por toda a eternidade. Como agimos diante do nosso Deus e como nos portamos com relação a este relacionamento?
II – Ser feliz apesar da tristeza – Mateus 5:4
A expressão “bem-aventurado” significa “feliz”. Parece uma contradição este ensino de Jesus, “feliz o que chora?” Jesus se refere ao choro, como uma arma que bem usada, pode nos trazer felicidade, talvez seu choro seja por uma perda, dor ou tristeza. Talvez seu choro seja por arrependimento de pecados cometidos, ou de um coração quebrantado. Sabe, se temos passado por situações semelhantes a esta, e buscamos em Deus, solução para nossos problemas, tenha certeza de algo, em breve teremos alegria, pois além de Jesus recolher nossas lágrimas, as usará para regar as nossas sementes e teremos uma grande colheita mais adiante.
III – Ser feliz apesar da injustiça – Mateus 5:6
Quantos de nós não passamos por momentos de injustiça em nossas vidas, na escola ou no nosso trabalho? Quantas vezes fomos envergonhados, trapaceados e enfrentamos situações difíceis por causa das injustiças? Essa justiça que precisamos ter fome e sede é a justiça de Deus sobre a terra. É a instalação do Seu Reino que trará paz, alegria e felicidade entre os homens. Quando somos justos e procuramos andar em retidão, há uma promessa em nossas vidas, a fartura ou abundância de Deus é estabelecida em nossas vidas e este é o projeto de Deus para cada um de nós.
Conclusão: Somente em Cristo Jesus podemos ser verdadeiramente felizes! Não se engane, o mundo não pode nos oferecer a felicidade, nem o sexo, nem as drogas e bebidas; quanto menos as riquezas e prazeres. Isto tudo é bom e pode nos auxiliar em nossa felicidade. Se puder dar-lhe um conselho, oriento-o a buscar a Jesus e seu Reino (Mateus 6:33), a sua felicidade é consequência. Seja feliz com Cristo.