Lucas 9:1-6
As vezes dizemos que queremos ganhar pessoas para Jesus. Porém, para ganhá-las, é necessário que aprendamos gerar relacionamento. É necessário aprender que o fato de entregar um convite à uma pessoa, para um culto ou para uma célula, não garante que ela vai ficar na igreja, porém, podemos facilitar este processo, caminhando lado a lado com estas pessoas e fortalecendo-as nos momentos em que vierem as lutas ou provações. Foi isto que Jesus fez com seus discípulos. Estava com eles, caminhava junto, tinha momentos de comunhão, orava juntamente com eles, entre tantos momentos juntos. É neste relacionamento que temos a maior chance de conhecer as pessoas, de compartilhar dos seus sucessos e fracassos; e de ganhar seus corações para Jesus.
Para ganharmos alguém para Jesus, seja esta pessoa uma familiar, um amigo ou até mesmo uma pessoa não tão conhecida; é necessário identificá-la, passar a orar por sua vida, evangelizá-la e acompanhá-la até que possa caminhar sozinha. Siga as seguintes orientações:
I) Primeiro passo, identificá-las e orar por suas vidas
a) Relacione em primeiro lugar o nome de pessoas que você conhece bem e que tem um bom relacionamento com elas. Somente quando se esgotar estes nomes, é que buscará relacionar nomes mais distantes.
b) Com esta lista pronta, escolha três nomes que você percebe que tem uma abertura para o evangelho e comece a orar por elas todos os dias, até que Deus sinalize, dê a oportunidade de você convidá-la à ir em um culto ou reunião; ou para que você leve a palavra de Deus ao seu coração.
c) Sem oração e sem esta sensibilidade, é impossível levar a Palavra de Deus aos seus corações, pois podem não estar preparadas.
II) Segundo Passo – Nunca desista, antes persista em oração e no relacionamento
a) Com a oração, alguns laços que as impediam de ouvir a Palavra e de abrir o coração para Jesus, vão se rompendo. Porém, preciso entender que o inimigo não irá querer soltá-la, por isso preciso persistir em oração e se necessário, jejuar por elas.
b) Talvez em um primeiro momento, pareça que as coisas ficarão até mais difícil. Satanás tentará a todo custo te afastar dela. Vai querer usar situações para que você, a única esperança que ela tem, desista. Mas não faça isto, pois Jesus não desistiu de você. Continue orando e ganhando seu coração.
III) Lembre-se de que o convite para a célula ou culto é o último passo do processo.
a) Amizade e demonstrações práticas de amor vêm primeiro. Isso abre o caminho para que as pessoas confiem em você, deem abertura para que você possa falar do Evangelho e possam dar direcionamento para suas vidas.
b) Com o coração aberto, não há dificuldade da Palavra de Deus encontrar morada. Deus preparará momentos especiais para que possamos falar de Jesus para suas vidas.
Conclusão: Você tem hoje a oportunidade de começar um processo de salvação para com a vida de alguém. Já sabe os passos que necessitam ser dados. Agora é só caminhar nesta direção e levar a Palavra de Deus às pessoas que você deseja ver salvas.