SALMOS 126 E 137:1-4
Para entendermos o porquê da alegria demonstrada no Salmo 126, precisamos nos recorrer ao contexto do Salmo 137. Na verdade, o Salmo 126 foi escrito diante da lembrança que tinham do Cativeiro Babilônico, ocasião em que o templo foi destruído, em que perderam a sua liberdade e seus sonhos foram destruídos. Este cântico foi escrito pelos primeiros que retornarem à Jerusalém e expressavam o sentimento dos seus corações.
. CATIVEIRO – Cativeiro significa privacidade parcial ou total de liberdade. Perda de identidade. Lembranças do que deixou para traz: família; filhos; casa; trabalho; alegria; maus tratos; racionamentos, comidas, etc.
Em 2018 não precisamos viver os cativeiros que vivemos em 2017, precisamos nos libertar para caminhar em um processo de conquista e de realização de Sonhos.
Porém, preciso aprender 4 verdades que me ajudarão a me libertar e caminhar em liberdade:
1) Nunca se esqueça que o Cativeiro paralisa – Salmos 137:2-3
Nós não fomos chamados por Deus para viver uma vida paralisada, sem conquistas, sem avançar e sem alcançar os objetivos propostos por Deus, ao nosso coração. Todas as vezes que entramos em cativeiro, seja ele na mente, seja ele por causa de pecado ou maldição, a tendência é ficarmos paralisados e isto trará tristeza ao nosso coração e ao coração das pessoas que estão ao nosso redor. Precisamos desejar nos libertar deles.
2) Só Deus pode restaurar a nossa sorte – Salmos 126:1
Diante dos cativeiros e perdas que obtivemos, só existe uma solução, e esta, só vem se estiver acompanhada de atitudes que adotaremos em nossas vidas. Quem pode restaurar a nossa sorte é o Senhor. Somente Ele pode mudar os quadros, revogar decretos e transformar a maldição em bênção. Porém, a Sua ação depende das atitudes e posturas que iremos tomar em nossas vidas. Precisamos desejar nos aproximar Dele e nos santificar todos os dias.
3) Semear com lágrimas é a solução – Salmos 126:5
O processo de semear com lágrimas está diretamente ligado a uma postura que venhamos adotar em nossas vidas:
- Semear sem ver a colheita
- Semear sem saber que vai colher
- Semear é crer contra a esperança
- Semear é plantar sabendo que para Deus não há nada impossível.
4) A nossa situação final pode ser infinitamente melhor que a situação inicial – Salmos 126:6
Quando Deus encontra um ambiente propício para agir, Ele pode mudar a nossa sorte. E é justamente neste momento em que tudo pode ser transformado e a situação final pode ser infinitamente melhor do que a primeira. Este é o desejo do coração de Deus, que vivamos bem, em paz, com alegria e saúde, mas depende de nós, precisamos nos posicionar para que Deus venha agir.
Conclusão: O que desejamos ver mudado em nossas vidas em 2018? Hoje demos a você algumas sugestões, que se executadas corretamente, segundo a Palavra de Deus, certamente transformará tudo o que está ao nosso redor e mudará a nossa sorte. Vamos nos posicionar? Vamos nos portar diferentes? Se você deseja isto, se prepare, pois grandes coisas poderão acontecer em nossas vidas.