Home > Estudos Bíblicos > Epístola de Paulo aos Colossenses

Epístola de Paulo aos Colossenses

Autor: Paulo (e Timóteo). 1:1; 4:18.                    

Data: 60 ou 61 d.C.

Local: Prisão em Roma (4:3; 4:18).

 

A Cidade de Colossos: Colossos ficava a sudoeste da Frígia, na Ásia Menor, às margens do rio Lico. A cidade foi importante no século V a.C.. Depois foi perdendo sua importância diante do crescimento de Laodicéia, a 18 km, e Hierápolis (4:13). O livro de Apocalipse confirma que Laodicéia era uma cidade rica (Apocalipse 3:18). Colossos perdeu sua importância devido à mudança no sistema de estradas. Isso passou a beneficiar Laodicéia. A cidade dos colosenses foi destruída no século 12 d.C.. Escavações arqueológicas realizadas em 1835 descobriram um teatro e um cemitério da cidade.

Fundação da Igreja: A igreja em Colossos deve ter sido fundada por Epafras. Isso não está claro no Novo Testamento, mas parece ser uma dedução coerente com as palavras de Paulo (1:7-8). É provável que Paulo nunca tenha estado em Colossos. Isso é deduzido de Colosenses 2:1. Apesar de tantas questões incertas sobre a fundação da igreja, o que sabemos com certeza é que a mesma estava sob a liderança de Epafras, como também ocorria com as igrejas de Laodicéia e Hierápolis (4:12-13). O texto de Colosenses 4 e também o de Filemom 23 nos dão a entender que Epafras estava preso juntamente com Paulo, quando este escreve as chamadas “epístolas da prisão”: Efésios, Filipenses, Colosenses e Filemom. Essa circunstância comum às quatro cartas faz com que haja algumas semelhanças entre elas, principalmente entre Efésios e Colosenses (Exemplo: Efésios 6:21-22 e Colosenses 4:7,9 e Filemom 10,23,24.)

Assuntos Importantes do Livro:

> O Problema dos Colosenses: JUDAÍSMO E GNOSTICISMO – Epafras levou ao conhecimento de Paulo a situação dos Colosenses. O “relatório” apresentava dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, foi dado testemunho a respeito da fé, do amor e do crescimento daquela igreja (1:4-8; 2.5). A outra informação dava conta de que alguns líderes estavam se infiltrando na comunidade e levando influências judaicas e filosóficas (2:8). Esses elementos estavam se misturando e produzindo heresias. A parte filosófica em questão era a doutrina dos gnósticos. Juntando tudo isso, os irmãos estavam sendo pressionados em relação aos seguintes pontos:

. Valorização dos mistérios do gnosticismo.  

. Adoração a anjos, aos quais os gnósticos atribuíam a obra da criação.  

. Ascetismo exterior: abstinência de comidas e bebidas (influência gnóstica e judaica). 

. Observância da lei mosaica (influência judaica): Prática da circuncisão, comemoração das festas judaicas, guarda do sábado.

> O Ataque de Paulo contra as Heresias – Destaque para a supremacia de Cristo

> A natureza de CristoSua divindade e usa unidade com o Pai – (1:15-19); Imagem do Deus invisível (1:15); Criador (1:16); Mantenedor da criação (1:17).

> A vinda de Cristo ao mundo e sua obra na cruz – (1:20-23; 2:13-15).