Home > Lições de Células > Está chegando o tempo da colheita

Está chegando o tempo da colheita

Introdução: Os discípulos de Jesus haviam sido enviados por Ele, de dois em dois para pregarem sobre o Reino de Deus. Retornam com um relatório onde diziam: “os demônios se submetem, as pessoas são curadas, vidas são salvas”. Jesus se reúne com eles e percebe que a multidão começa a se achegar. Ali em um lugar deserto começa a ensinar sobre o Reino de Deus, e cura-os até a tarde (Lucas 9:11). Cai a tarde e seus discípulos pedem para Jesus dispensar a multidão, para que pudessem ir as cidades ao redor, se alojar e para comerem (Eram 5 mil pessoas). Jesus pergunta o que tinham para oferecer às multidões; e eles dizem que havia um menino que possuía 5 pães e 2 peixes. Manda se assentarem no chão, se organizam de 100 em 100, de 50 em 50 e a partir daí, começa multiplicar os pães e peixes. Todos comem e sobram 12 cestos.

Três lições de Jesus para nossas vidas:

1) A MULTIDÃO ESTÁ SEDENTA POR JESUS (MARCOS 6:33)

O que está faltando não são vidas sedentas, mas sim, trabalhadores para levar o evangelho para estas vidas. Em Marcos 6:34 – Diz que Jesus olhou e disse novamente: “são ovelhas que não tem pastor”. A multidão seguia e procurava Jesus pois precisava de libertação, cura e salvação. E Ele não desprezou nenhuma vida que o procurou. Precisamos apresentar Jesus para as pessoas que O tem procurado.

2) QUEM VAI ALIMENTAR A MULTIDÃO (JOÃO 6:5-6)

O texto diz que Jesus testou a fé dos seus discípulos. Perguntou-lhes: “Onde providenciariam comida para 5000 pessoas”. Ficaram sem saber o que fazer e quiseram mandá-los embora. Jesus ensina-lhes algo: “vocês tem que dar o que comer a este povo, não podem manda-los embora, sem suprir as suas necessidades”. A pergunta que talvez façamos nessas condições é: “Como? Eu? Com que?” Em Marcos 16, Mateus 28, Sua Palavra diz que Ele nos capacitaria enquanto estivéssemos indo. Nós é que temos que alimentar a multidão. O “Como”, Ele vai fazer.

3) DEUS AGE ATRAVÉS DO IMPROVÁVEL (JOÃO 6:8-9)

Um menino tinha 5 pães e 2 peixinhos. Ele entendeu que o seu lanche em sua mão, seria somente 5 pães e 2 peixes. Mas na mão de Jesus, haveria milagre. Usar o que o menino tinha, para alimentar 5000 pessoas, “era o improvável”, mas era o que Jesus precisava para fazer a multiplicação. Se não temos solução, se não queremos agir ou nos prontificar, Ele usa o improvável para realizar o milagre.

Aplicação – Hoje, Deus está esperando um posicionamento de nossa parte, pois Ele quer nos usar. Porém, nosso coração necessita ver as multidões, como Jesus via: “ovelhas que não tem pastor”. Quando olharmos para as pessoas e irmos em busca delas, Jesus vai fazer o milagre e a multiplicação será estabelecida. Vamos fazer parte deste exército de conquistadores de vidas para o Reino de Deus?