I SAMUEL 22:1-2
Muitos cristão ainda tem a ideia de que a Igreja é local onde só devem existir pessoas santas, sem problemas, que não possuem falhas e defeitos. Isso é impossível!!! É bem verdade que lutamos para que todos possam chegar a um nível de santidade, padrão esse estabelecido segundo a Palavra de Deus. É um verdadeiro hospital, que segundo o texto poderia ser chamado de CAVERNA DE ADULÃO. Um lugar de refúgio, que está composta de pessoas que estão em um processo de tratamento. O texto fala que lá haviam pessoas que enfrentavam problemas diversos, estavam sem esperança e estavam necessitando de cura. Quem estava dentro daquela caverna?
I – PESSOAS QUE SE ACHAVAM EM APERTO
Devido as constantes guerras que Israel estava travando e a perseguição exercida pelo Rei Saul sobre Davi; devido as suas injustiças e afastamento do seu rei de Deus, muitas pessoas começaram a viver em aperto, oprimidas e se refugiaram na Caverna de Adulão (hebraico – significa justiça). Nesta caverna, estas pessoas buscavam por paz e segurança. Se parar para observarmos dentro de nossas igrejas, veremos uma grande quantidade de pessoas que chegam assim, precisando de restauração, de paz, de proteção, de cuidado e de salvação. Talvez chegamos aqui assim. Talvez fomos atraídos pelo Espírito Santo em um momento em que estávamos em aperto, sem esperança. E sabe de algo, a Igreja é lugar para pessoas assim. É um local em que podemos chegar arrebentados, mas seremos curados. Será que estamos precisando de refúgio? A Igreja é este lugar.
II- PESSOAS QUE SE ACHAVAM ENDIVIDADOS
No livro de Números 35:9-15, vemos Deus ordenando a Moisés para que criasse “cidades de refúgio”. Estas cidades, em número de 6 eram local de refúgio para pessoas que pudessem ter dívidas por algum crime, Ali eles tinham proteção, ninguém poderia tocar. A Caverna de Adulão era como uma cidade de Refúgio, onde possíveis endividados se refugiavam e estavam protegidos. Na igreja aprendemos princípios que nos ajudam a não nos endividar e se antes éramos endividados, sairmos destas dívidas. Tem princípios para sair da dívida e para não termos nossos bens roubados. Você é fiel no dízimo e oferta? Lendo Malaquias 3:7-10, vemos um princípios que abre as janelas do céu e repreende o devorador: a fidelidade. Experimente separar o que é de Deus e devolver. Ele é quem dá a semente ao que semeia. Ele é que nos ajuda, abrindo portas de trabalho, dando saúde para trabalhar e multiplicando a nossa semente. Experimente isso em sua vida e seja abençoado.
III- PESSOAS QUE SE ACHAVAM AMARGURADAS
Amargurada, é uma palavra que vem do hebraico “MARAH” = AMARGURA”. Era este o sentimento daqueles homens que se encontravam dentro daquela caverna. A alma deles estava entristecida, sem esperança, sem ânimo e porque não dizer, iradas com aquela situação. A pergunta que podemos nos fazer é: Quantos não tem se achegado a Casa de Senhor desta forma? Entristecidos, abatidos, sem forças emocionais e irados com toda a situação que enfrentaram? Sabe, quando nos achegamos a Igreja, temos uma chance de cura destes sentimentos. Aqui, Jesus pode converter a nossa tristeza em alegria, pode nos dar forças para a luta e pode curar nossa alma. A Igreja é como a Caverna de Adulão, onde chegamos amargurados e saímos curados para a conquista.
CONCLUSÃO: Não importa qual seja o nosso problema, qual a luta que temos passado e quais os obstáculos que precisamos vencer. Se estamos na Igreja, é o lugar onde deveríamos estar. Podemos até ter entrado aqui em uma situação ruim e desesperadora, porém, quando encontrarmos Jesus e tiver uma experiência restauradora com Ele, sairemos curados e restaurados. E como valentes conquistaremos tudo o que Deus tem reservado para nossas vidas.