MATEUS 13:18-23
Jesus Cristo muitas vezes ensinou por parábolas. Parábolas são comparações que Jesus fazia com situações vividas no dia-a-dia e as aplicava as verdades espirituais. Nesta ocasião Jesus compara os diversos tipos de solo ao coração do homem, para explicar que, de acordo com a forma em que se encontra o coração, a Palavra pode “entrar e permanecer, entrar e morrer ou simplesmente não entrar”. Jesus se refere a uma profecia de Isaías que diz “o coração do povo está endurecido, por isso não se converte e não entende” (Mateus 13:14-15). Daí surge uma pergunta: Como está o seu coração?
I – HÁ INDECISÃO EM NOSSO CORAÇÃO? (v. 19) – A indecisão é um dos fatores que mais interferem na escolha das pessoas. A indecisão de muitos em se converter, em se batizar, em acreditar no Batismo do Espírito Santo, entre tantas outras indecisões, impedem do homem e da mulher de Deus experimentar a vida eterna, os dons, a comunhão com o Corpo de Cristo, entre tantos outros benefícios da caminhada Cristã. Logo, se não somos capazes de decidir a quem iremos servir, certamente iremos ser incapazes de desfrutarmos da comunhão com Deus e das bênçãos que Ele tem à derramar em nossas vidas. Jesus diz em Mateus 15:8 – “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. O grande perigo da indecisão, é que o inimigo vem e arranca esta semente, antes mesmo dela nascer.
II- HÁ ALGUM TIPO DE CONTAMINAÇÃO EM NOSSO CORAÇÃO? (v. 22) – Jesus ensina que este coração é o que está envolvido por “espinhos”. Ou seja, tomado pelas coisas deste mundo, preocupado com os alvos e compromissos mundanos, ansioso pelas conquistas apenas nesta terra, envolvido com o pecado e que de forma alguma está preocupado com o Reino de Deus e com a vida eterna. Talvez a pergunta que deveríamos responder hoje seria: “Quais os espinhos que estão matando a semente do evangelho em nosso coração?” Precisamos ser sinceros conosco e ao analisar nossas vidas, identificar estes espinhos. E depois, em oração, pedir a Deus para arrancá-los. Somente assim, a semente plantada por Deus irá germinar e produzir frutos.
III – HÁ ENDURECIMENTO DO NOSSO CORAÇÃO? (vs. 20-21) – Os problemas e perseguições endurecem o coração das pessoas. As lutas, as enfermidades, as portas que se fecham, parentes que começam a pressionar para que você não vá a Igreja e seja crente, podem trazer este endurecimento. As críticas, as perseguições e ataques são as primeiras coisas que acontecem quando resolvemos seguir a Jesus. O grande problema é que a cada vez que endurecemos nosso coração, vai ficando mais difícil de aceitar a Palavra do Senhor, e permitir que ela crie raiz em nossas vidas. Se nosso coração estiver endurecido, devemos pedir a Deus para tirar este coração de pedra e nos dar um coração de carne. A Palavra em Ezequiel 36:26 diz: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne”.
CONCLUSÃO: Hoje, Deus quer que, diante da análise de como está o nosso coração, não haja indecisão, contaminação ou endurecimento. Ele deseja que o nosso coração seja uma terra boa, pois assim poderá fazer com que a semente plantada em nossas vidas possa frutificar a 30, 60 e 100 por um. E seremos ricamente abençoados.