Home > Estudos Bíblicos > Dízimos, Ofertas e Primícias

Dízimos, Ofertas e Primícias

Quando olhamos para a Palavra de Deus vemos o Senhor deixando orientações para Seu povo com relação à vida de ofertas na casa do Senhor. Levar os dízimos e ofertas ao Senhor remontam os primeiros momentos da história e vemos este relato por toda Palavra (Gênesis 14:20; 28:22; Levíticos 27:32; Deuteronômios 14:22; Malaquias 3:10; Lucas 11:42; Hebreus 7:2; etc).

Quando entendemos a importância destes princípios em nossas vidas, veremos o que Deus quer de nós, o que isso nos trás de benção e como Deus usará estes recursos.

dizimos e ofertas

I) TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO

  1. Dizimo – Dizimo é a décima parte do que recebemos. Quando era oferecido no A.T. era sinal de gratidão (Gênesis 14:20), de devoção (Gênesis 28:22). Precisamos entender que tudo é de Deus e que nós somos fiéis depositários (Deuteronômios 8:18). Os dízimos e as ofertas eram entregues aos sacerdotes e levitas que eram por eles sustentados.
  2. Oferta – Contribuição voluntária na casa do Senhor (Esdras 2:68; I Crônicas 29:5), sem valor especifico e sem obrigatoriedade e servia para manutenção da obra, do templo.
  3. Primícias – As primícias eram os primeiros frutos da terra e deveriam ser trazidas na casa do Senhor e tinham como função abençoar a vida do sacerdote (Ezequiel 44:30).

II) POR QUE PRECISO SER UM DIZIMISTA, UM OFERTANTE E UM PRIMICIADOR?

Porque por agir assim terei bênçãos, vitórias e proteção:

– Ezequiel 44:30 – fala que as primícias trazem bênçãos para a casa.

– Malaquias 3:8-12 – fala que a fidelidade nos dízimos e ofertas trazem: o derramar de bênçãos, a abertura de janelas do céu, a repreensão do devorador, não haverá esterilidade em nossa casa e nos chamarão felizes.

III) QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS QUE PRECISO TOMAR EM MINHA VIDA COM RELAÇÃO AS OFERTAS.

  1. a) Êxodo 34:20b – Nas celebrações não devemos comparecer de mãos vazias, ou seja, precisamos nos preparar para apresentarmos ao Senhor nossa oferta constantemente.
  2. b) Malaquias 3:8-9 – O não dizimar e ofertar é roubo e pessoas que agem assim recebem sobre si maldições.
  3. c) Gênesis 14:20b – Abraão deu dizimo de tudo e precisamos entender que naquilo que prosperamos precisamos ser fiéis.
  4. d) II Crônicas 9:7b – Ao apresentarmos nossa oferta, precisa haver em nosso coração: alegria, espírito de gratidão e disposição ao fazê-lo.
  5. e) II Coríntios 9:6 – Há um princípio de semeadura. Aquele que planta, colhe. Se semearmos, veremos os frutos aparecendo.

IV) APLICAÇÃO

Estes princípios são válidos para nossa vida e quando o colocarmos em prática, seremos ricamente abençoados.

Para encerrar gostaríamos que entendesse: “A semeadura é livre, porém, a colheita obrigatória”. Você semeia se desejar, mas colher é algo que acontecerá, querendo ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*