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Epístola de Tiago

Autoria: De acordo com o primeiro versículo da epístola, o nome do autor é Tiago, que se apresenta como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo“. “Tiago” é a forma grega do nome hebraico “Jacó”, que significa “suplantador”. Em princípio pode parecer que a autoria esteja clara e bem definida. Contudo, não é assim. Já que o Novo Testamento menciona várias pessoas com o nome de “Tiago”, surge a questão de qual deles teria sido o autor da carta. Temos, no mínimo, três personagens distintos com o nome de Tiago:

1 – O maior, irmão de João, filho de Zebedeu (Mateus 10:1-4)

2 – O menor, filho de Alfeu. (Marcos 15:40).

3 – O irmão de Jesus (Mateus.13:55; Marcos 6:3).

Data: A data de produção da carta se situa entre os anos 45 e 48 d.C. Alguns comentaristas sugerem um período ulterior às epístolas paulinas, na segunda metade do primeiro século.

Características:

O livro tem teor prático, rigoroso, usa muitas ilustrações, é direto, tem estilo semelhante ao sermão da montanha. Apresenta diversos preceitos morais. A carta contém 108 versículos, entre os quais temos 54 mandamentos.

> O uso de ilustrações – Tiago, como bom pregador, utiliza de forma magistral as ilustrações, como meio de representar, de modo claro, as verdades ensinadas. Tal recurso ajuda a entender o ensinamento e também a fixá-lo na memória. A epístola utiliza fatos reais, eventos hipotéticos, elementos da natureza e até obras das mãos humanas para expressar suas idéias:

. Fatos reais: Abraão (Tiago 2:21-23); Raabe (Tiago 2:25); Jó (Tiago 5:11).

. Eventos hipotéticos: O pobre e o rico na sinagoga (Tiago 2:2-4); O irmão necessitado (Tiago 2:15-16).

. Elementos da natureza: O mar e as ondas (Tiago 1:6); A fonte e a água (Tiago 3:11-12), Os figos (Tiago.3:12).

. Obras das mãos humanas: O enxerto (Tiago 1:21); O espelho (Tiago 1:23).

. Figuras de linguagem: A língua é um fogo (Tiago 3:6); Está cheia de veneno mortal (Tiago 3:8).

Destinatários: A carta é destinada às 12 tribos da diáspora (dispersão). São judeus cristãos que se encontravam dispersos entre várias nações. (Tiago 1:1; 2:2).

ALGUMAS CONTRADIÇÕES OBSERVADAS POR TIAGO
Ouve-se a palavra, mas não se cumpre (Tiago 1:23).
Considera-se religioso, mas não se refreia a língua (Tiago 1:26).
Reúne-se em nome de Cristo e comete-se a acepção de pessoas na mesma reunião (Tiago 2:1-4).
Alguém tem fé, mas não tem obras (Tiago 2:14).
De uma mesma boca procede a bênção e maldição (Tiago 3:10-12).
“Cobiçais e nada tendes” (Tiago 4:2). (Até no erro ficava evidente a contradição)
Deseja-se ser amigo de Deus e, ao mesmo tempo, amigo do mundo (Tiago 4:4).
Sabe-se fazer o bem, mas não se faz (Tiago 4:17)

  

ALGUMAS EXORTAÇÕES CORRETIVAS
Pedi sabedoria a Deus (Tiago 1:5)
Sede prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar (Tiago 1:19).
Rejeitando toda a imundície, recebei com mansidão a palavra (Tiago 1:21)
Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes (Tiago 1:22).
Sujeitai-vos a Deus (Tiago 4:7).
Resisti ao Diabo (Tiago 4:7)
Chegai-vos a Deus, alimpai as mãos, purificai os corações (Tiago 4:8)
Sede pacientes (Tiago 5:7)
Orai, cantai louvores (Tiago 5:13)
Confessai as vossas culpas uns aos outros (Tiago 5:16)

 

A Fé e as obras

Um dos assuntos mais polêmicos que envolvem o livro de Tiago é o confronto entre fé e obras. Tiago valoriza tanto uma coisa (1:6) quanto a outra (2:14). Porém, sua carta fala mais das obras, já que o autor observou a gravidade da ausência das mesmas na vida religiosa do povo. É como um médico que está indicando um reforço alimentar para suprir a falta de determinado nutriente, sem, contudo, menosprezar os outros.

A fé é tão importante quanto fica demonstrado em Romanos e em Hebreus. Entretanto, se essa fé não produzir evidências visíveis, ela será como um plano que nunca foi realizado e seremos como árvores infrutíferas. Obra é fruto (Tiago 3:13, 17). O fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22). Não obstante, tais virtudes precisam se manifestar através de atos e fatos. O fruto não pode ser abstrato. Precisa ser concreto. De que adianta um amor não revelado, não transmitido por meio de ações? (I João 3:18). A fé opera pelo amor (Gálatas 5:6). O amor é o canal por onde flui a fé. O resultado é obra.