Quem foi Ester? O nome hebraico desta mulher era “hadassah”, que significa “murta”, o nome de uma planta. Este era o nome que lhe foi dado, quando ela se tornou parte do harém real. Ester pertencia à tribo de Benjamim e tinha por primo Mordecai, que a adotou quando da morte de seus pais (Ester 2:5-7), tendo-a criado na Pérsia.
Autoria e data: O Livro é anônimo, mas a tradição judaica tem procurado fazer algumas identificações. Alguns crêem que o próprio Mordecai tenha sido o autor ou, pelo menos tenha sido uma das principais fontes informativas.
Agostinho atribuía este Livro a Esdras o que é improvável, pois há eventos que ocorreram depois do seu tempo. Estas e outras suposições são meras especulações.
A data: A mais antiga referência pós-bíblica de Purim é depois de 161 a.C. (II Macabeus 15:36). É comumente datado, portanto do segundo século.
Propósito: Embora o nome de Deus não seja ali mencionado, o Livro, evidentemente, tem o intuito de dar uma demonstração de como a providência de Deus opera entre os homens, podendo reverter qualquer situação difícil. Tem a finalidade de explicar como veio a ser instituída a “Festa de Purim”.
PURIM – essa festa tinha lugar nos dias 14 e 15 do mês de Adar (provavelmente em Março). Comemorava o livramento de Israel por intermédio da rainha Ester. Purim (plural) é como “sortes”. O puro era um seixo (pedregulho apropriado para lançar sortes), usado por Hamã para determinar o melhor dia para exterminar os judeus, mas a seqüência desta história não teve o fim que Hamã planejara. Esta festa foi instituída para comemorar e celebrar a vitória obtida pelos judeus.
Caracterização Geral:
1 – Os eventos históricos do Livro de Ester cobrem um período aproximado de 12 anos.
2 – Foi escrito a fim de encorajar o remanescente dos exilados judeus, lembrando-os da fidelidade de Deus, que cumpria todas as suas promessas feitas à nação.
3 – Os rabinos disputaram sua aceitação ao cânon das Escrituras por longo tempo, pois ele não contém nenhuma referência às coisas mais preciosas da religião judaica, nem menciona o nome de Deus.
4 – Na Bíblia Grega é adicionado de passagens que tentam torná-lo mais religioso (chamado Adições ao Livro de Ester), que é caracterizado como um Livro Apócrifo do Antigo Testamento.
5 – O Livro é notável pelo seu árduo nacionalismo e sua atitude de repúdio aos pagãos e ao paganismo (povos politeístas).
6 – Este Livro descreve como uma heroína salvou seu povo e possui este livro , 167 versículos divididos em 10 capítulos.
Esboço do Conteúdo:
1- A história da rainha Vasti (1:1-22)
2- Ester, substituta de Vasti (2:1-23)
3- Hamã conspira para aniquilar os judeus (3:1-15)
4 – Intervenção corajosa de Ester (4:1 – 7:10)
5 – Os judeus vingam-se (8:1 – 9:19)
6 – Instituição da Festa de Purim (9:20-32)
7 – Mordecai em posição de autoridade (10:1-3).