Home > Lições de Células > Eu preciso fazer discípulos

Eu preciso fazer discípulos

MATEUS 28:19-20

Esta ordem de Jesus é muito incisiva: “Fazer discípulos”. Mas será que sabemos o que é um discípulo? Discípulo é alguém que recebe orientação, instrução e ensino de seu mestre e que as segue, buscando vivenciá-las no seu dia-a-dia. Jesus nos deixou uma grande comissão, fazermos discípulos para Ele, pessoas estas que seguirão os ensinamentos que seguimos e que terão um foco em suas vidas: Jesus. Porém, só podemos fazer discípulos para Jesus, se formos seus discípulos. Só saberemos formar alguém e moldar esta pessoa na Palavra, se formos moldáveis e deixarmos que alguém nos ensine e nos oriente.

Temos um grande desafio hoje, cumprir a comissão que Jesus nos deixou: “Ide, fazei discípulos”

Mas que características devem ter estes discípulos?

I – FIDELIDADE

Ser fiel hoje em dia é um grande desafio, pois estamos inseridos e vivendo em uma sociedade extremamente infiel. Ninguém que é infiel a Deus consegue ser fiel as pessoas que estão ao seu redor. A infidelidade para com o Senhor, refletirá, mais cedo ou mais tarde em infidelidade no nosso casamento, nos relacionamentos, no trabalho, nas amizades, na igreja, nos dízimos e em tudo o mais que está ao nosso redor. A verdade é que, somente um discípulo que foi tratado e se deixou ser moldado pela Palavra de Deus, que consegue se manter fiel. Você já pensou nisto? Qual o tamanho do meu nível de fidelidade? Tenho me esforçado para ser fiel em tudo? Hoje precisamos tomar esta decisão e à partir daí, formarmos pessoas que sejam fieis, assim como somos.

II- AMIZADE

Estamos vivendo em um mundo muito competitivo, onde romper com uma amizade, por causa de interesses é algo muito fácil e comum. Isso aos olhos do mundo, mas não aos olhos de Deus. Em João 15:12-15 vemos o Senhor Jesus, em um dos seus discipulados, ensinando sobre a amizade. Precisamos ser amigos das pessoas, de nossos familiares, de nossos companheiros de trabalho e de nossos irmãos em Cristo. A amizade é conquistada quando não há interesses pessoais, quando há fidelidade, quando há disposição em ouvir e ver o próximo conquistando, sem ciúmes e sem contendas. A pergunta que deveríamos nos fazer é: Tenho amigos de verdade? Se sim, devo continuar fazendo amigos e ensinando meus discípulos a serem amigos. Se não, é um bom momento para refletir o porquê. Sejamos amigos de Deus e sejamos amigos das pessoas, isto é sinônimo do amor.

III- FRUTIFICAR

Uma ordem de Jesus foi dada a cada um dos seus discípulos: “Fazei discípulos”, ou em outras palavras, “frutificar”. Aqui no texto, não é um mero pedido, mas uma ordenança. Interessante é que Ele ainda diz, que além de produzirmos frutos, nosso fruto deve permanecer. E isto só acontecerá, se houver um discipulado, uma formação continua e constante. Hoje somos desafiados a produzir frutos, a ganhar vidas; mas também, a manter o nosso fruto. Não há espaço para desistência, para a falta de cuidado ou para abandono. Temos que frutificar, temos que ganhar vidas; e lutar para que elas permaneçam em Deus.

Conclusão: Aprendemos hoje algumas coisas: em primeiro lugar, precisamos cumprir as ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus; em segundo lugar, precisamos sair de nossa zona de conforto e ir ao encontro de vidas que estão caminhando para o inferno; em terceiro lugar, precisamos ser formados e moldados segundo a Palavra do Senhor; e por último, precisamos ensinar aqueles que estão se achegando a Igreja a praticar o que praticamos e ensinamos. Isto é discipulado.