Autor: A tradição atribui ao “discípulo amado – João”, filho de Zebedeu (13:13; 19:26).
Data: A tradição sugere que foi escrito na última parte do Século I, cerca de 85 d.C., ou melhor, entre 90 e 100 d.C.
Proveniência: Quatro são as correntes com relação à proveniência: Jerusalém, Antioquia, Éfeso e Alexandria; porém, a mais consistente é Éfeso. Como principal argumento temos o conteúdo do livro: idéias, discursos e técnicas.
Destino: destina-se a todos os que crêem, para outorgar-lhes a certeza da fé, porém, também tem finalidades evangelísticas (João 20:30-31).
Fontes Informativas:
. Dependência de João em relação aos Evangelhos Sinópticos – Marcos. Seis passagens são similares entre eles: João 6:7 e Marcos 6:37; João 12:3 e Marcos 14:3,5; João 14:31 e Marcos 14:42; João 18:18 e Marcos 14:54.
. O testemunho ocular de João.
. O trabalho editorial dos discípulos de João.
. Tradições orais e escritos preservados em Éfeso.
. Demais Evangelhos Sinópticos
Outros alvos deste Evangelho:
1- Combater o judaísmo que havia rejeitado o Messias e responsabilizar as autoridades religiosas pela morte de Jesus.
2- Refutar a heresia de que João Batista era o Cristo (João 3:28-30).
3- Estabeleceu que o cristianismo é mais que filosofia religiosa.
Conteúdo:
1- A Palavra, o Logos, o Cristo preexistente – João 1:1-18.
2- João Batista e Jesus – João 1:19-51.
3- Revelação de Jesus na Judéia, Galiléia e Samaria – João 2:1 – 4:54
4- Diversos sinais e controvérsias – João 5:1 – 9:41.
5- Prelúdio ao Fim do Ministério Público de Jesus – João 10:1 – 11:57
6- Fim do Ministério Público de Jesus – João 12:1-50.
7- No Cenáculo – João 13:1 – 16:33.
8- Oração Sumo-Sacerdotal – João 17:1-26.
9- Do Getsêmane ao Calvário – João 18:1 – 19:42.
10- A ressurreição e aparições – João 20:1-25.