Provérbios 15:33
O homem mais sábio em sua época, o rei Salomão, escreve um Provérbio que nos chama a atenção. Principalmente no final deste versículo: “a humildade precede a honra”.
Muitas pessoas querem ser honradas, ter reconhecimento, ser valorizadas, porém, não temem a Deus e muitas vezes são soberbos.
Humildade não é ser pobre, ter pouco ensino, ser bobinho, só andar mal vestido, viver em uma casinha pequenina e sem nada. Segundo o dicionário, humildade é: “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”.
Este sentimento ou esta atitude (humildade) está impressa na vida de um cristão maduro e consciente do que Jesus foi e ensinou aos seus discípulos. Jesus demonstra sua humildade quando se limita a forma de homem, deixa Sua glória, se faz servo e assim permaneceu até o fim. E isto ele sempre deixou claro que seus seguidores deveriam ser.
Aprendamos algumas lições da Palavra para que sejamos mais humildes:
I) Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6)
A soberba é o sentimento no coração do ser humano de se colocar em um patamar acima dos outros, ou orgulho. A soberba é rejeitada por Deus e por ser assim rejeitada, deve ser banida de nossas vidas. Porém, o apóstolo Tiago diz que “Deus dá graça aos humildes, ou seja, faz favor à nossas vidas sem merecermos”. A humildade traz benefícios em nossas vidas, desfrutarmos da graça do Senhor.
Analisemos nossas vidas e identifiquemos o que é mais forte em nós: a soberba ou a humildade?
II) Aquele que é humilde, entra no Reino de Deus (Mateus 5:3)
A humildade é condição essencial para a entrada no Reino de Deus. Se a humildade é condição essencial, deve ser um alvo a ser perseguido por nós cristãos. Precisamos orar para que Deus quebre nosso orgulho, nossa arrogância, nossa dureza de coração e converta nossos corações à humildade. Assim teremos acesso ao Reino de Deus.
O humilde não se preocupa com a sua exaltação, mas com a exaltação daquele que tem a chave do Reino dos Céus, nosso Deus. Faça a oração de João 3:30 “que Ele cresça e eu diminua”. Isto é sinal de humildade.
III) Nunca queira ser maior do que Deus (Mateus 23:12)
Devemos entender que cada um tem uma medida de prosperidade, de fé; cada um tem um chamado, um ministério a exercer; cada pessoa tem um projeto estabelecido por Deus para atingir. Somos diferentes e por sermos diferentes, precisamos entender o nosso lugar na Igreja, no Reino de Deus e onde estivermos inseridos no contexto social. Porém, um ensino de Jesus é que sejamos sempre humildes, pois onde estivermos, Ele nos exaltará. A exaltação que vem Dele é boa e perdura por toda a eternidade. Agora, se desejamos ser exaltados pelos homens, já receberemos nossa recompensa aqui nesta terra e não teremos exaltação do Senhor.
Conclusão: Aprendamos a viver uma vida humilde, somente assim herdaremos o Reino dos Céus, seremos abençoados por Deus e exaltados no momento oportuno.