Home > Lições de Células > A Igreja é como a Caverna de Adulão

A Igreja é como a Caverna de Adulão

I Samuel 22:1-2

Uma das grandes preocupações de Jesus sempre foi ver pessoas que andam desgarradas, como ovelhas que não tem pastor (Mateus 9:36). Se observarmos a Palavra do Senhor, veremos que a Igreja foi estabelecida para que estas pessoas possam se agrupar e ali serem tratadas, curadas, libertas e restauradas.

Em outras palavras, a Igreja pode ser comparada a Caverna de Adulão. A Caverna de Adulão foi um lugar onde se encontravam pessoas com todos os tipos de dificuldades e problemas e que precisavam ser tratadas para sair daquela situação difícil.

davi-esconde-se-em-adulao-e-em-moabe

Na Caverna de Adulão, estava com eles um homem chamado Davi, este Davi se tornaria Rei de Israel muitos anos depois. E Deus se utilizou dele, após tratado, para restaurar aqueles homens e transformá-los em valentes.

Duas Lições da Caverna de Adulão:

I) A Igreja, como a Caverna de Adulão é um lugar aonde chegam todos os tipos de pessoas

Muitos acham que a Igreja é lugar para pessoas perfeitas apenas e isto é uma mentira, pois se procurarmos pessoas assim, nunca os encontraremos. A Igreja é sim um lugar que recebe pessoas imperfeitas e leva-as a um processo de se prepararem para a perfeição, o que se concretizará apenas no céu. Enquanto estivermos aqui, estaremos nos preparando diariamente para o encontro com o Senhor Jesus, tirando o pecado e buscando a santidade, este é o processo de busca pela perfeição.

II) A Igreja como a Caverna de Adulão deve agir como um hospital

A visão da Igreja de Jesus é de que as pessoas cheguem a ela, se convertam, sejam restauradas e depois possam ser enviadas para fazer a obra. Porém, este tratamento varia de pessoa para pessoa. Na Caverna de Adulão encontravam-se pessoas que estavam ali escondidas há anos e outros há meses. O tempo de permanência deles naquela Caverna era variado (uns estavam ali há mais tempo, outros menos tempo). A questão é que, foram tratados até o ponto de poderem sair da Caverna para a conquista.

A vida do cristão é assim, alguns se curam mais rapidamente, outros demoram mais um pouco, mas uma é a verdade, todos tem que sair curados e restaurados para fazer a obra. Não podem se acomodar e ficar tomando remedinho uma vida toda ou deitadinho no seu leito, esperando a morte chegar.

Conclusão: As pessoas quando chegam à Igreja (Caverna de Adulão), quase sempre estão arrebentadas, com problemas e cheias de dificuldades. Nosso papel é levá-las a um processo de cura e restauração. Para tanto, precisamos amá-las, respeitá-las e respeitar o tempo para cura de suas enfermidades. Até que chegue o momento de estarem prontas, para saírem da Caverna em busca da conquista. Você entende isto? Isto é sinal de maturidade e amor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*