Josué

josueJosué é uma história de conquista e de realização para o povo de Deus. Depois de muitos anos de escravidão no Egito e 40 anos no deserto, os israelitas receberam a permissão para entrar na terra que o Senhor havia prometido aos seus pais.

Quando Deuteronômio chega ao fim, começa o Livro de Josué: as tribos de Israel ainda se encontram acampadas a Leste do Jordão. A narrativa começa quando Deus manda que avancem e atravessem com os pés enxutos. Em seguida, relata a série de vitórias no centro, no sul e no norte de Canaã, as quais deram o controle de toda a região montanhosa e do Neguebe.

Josué, num período anterior da sua vida, era chamado simplesmente Oséias (Números 13:8, 16), que significa salvação. Posteriormente, no entanto, Moisés muda esse nome para Josué, que significa “o Senhor salva” (ou o Senhor dá a vitória).

Na Bíblia hebraica, o livro de Josué inicia uma seção chamada “profetas anteriores”, que também inclui Juízes, Samuel e Reis – todos de conteúdo histórico, mas escritos de uma perspectiva profética. Fazem algo, mas que meramente registrar o desenvolvimento da nação desde Moisés até a queda de Judá em 586 a.C. Interpretam de modo profético a maneira de Deus lidar com Israel e no decurso da história, segundo a aliança, a maneira de Deus cumprir suas promessas e permanecer leal a elas e de lidar com a obstinação dos israelitas. Em Josué foi o Senhor quem ganhou as vitórias e deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados (21:43).

Autor e Data – Segundo a maioria dos estudiosos, Josué não foi escrito antes do fim do período dos reis, uns 800 anos pós os acontecimentos narrados neste livro. Existem, no entanto, motivos significativos para lançar dúvidas sobre essa conclusão e atribuir data muito mais recuada à composição. Segundo Champlin, esta data pode variar entre 1400 a 1200 a.C. se aceitarmos Josué como autor.

Destino e Propósito – Duas características distinguiam o antigo povo de Israel: a preocupação com a história e a preocupação com o material religioso escrito, que agisse como guia nas crenças e na conduta. O Livro de Josué foi escrito tendo em visto a edificação moral e espiritual do povo de Israel, como parte de sua herança histórica e religiosa. As escrituras eram lidas diante do povo e a substância delas era explicada por sacerdotes eruditos. Historicamente falando, o intuito do livro de Josué é dar continuação à história sagrada da nação de Israel. O livro de Josué demonstra a fidelidade de Deus as Suas promessas, a qual guiou Israel ata a terra de Canaã, conforme também os tirara do Egito.

Tempo coberto pelo Livro de Josué – Se seguirmos de modo estrito a cronologia do Livro de Josué, este cobre somente cerca de 26 anos. Os críticos, entretanto, opinam que o livro representa uma condensação dos acontecimentos, tendo a conquista da Terra Prometida sido prolongada por maior número de anos do que o livro de Josué nos dá a impressão. Além disso talvez a invasão tenha ocorrido mediante ondas de hebreus invasores, e não em uma única campanha geral.

Título do Livro – No texto hebraico, o livro é intitulado Yehosua, nome hebraico do herói do livro. Significa “Yahweh é salvação” ou “Yahweh salva”. Josué foi o salvador do povo de Israel, no sentido de que lhes deu a Terra Prometida, da mesma maneira que Cristo nos proporciona a Pátria Celeste.

Esboço do Conteúdo:

1- A conquista de Canaã – preparação de Josué e do povo para entrada na Terra Prometida. Várias campanhas militares (1:1 – 12:24)

2- Fixação de Israel na Terra de Canaã (13:1 – 24:33)

3- Consagração do Povo Escolhido (22:1 – 24:28)

4- Epílogos: Morte de Josué e Conduta subseqüente de Israel (24:29-33)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*