Autor – O nome Joel significa, literalmente, “Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou das circunstâncias de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém.
Data (entre 835 a 805 a.C.) – Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1:2 com Joel 3:16 e Isaias 13:6 com Joel 1:15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores.
Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (II Reis 11; II Crônicas 23:16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que Joel profetizou durante os primeiros trinta anos do reinado de Joás (835-796 a.C.), quando Joiada era o conselheiro do rei. Isso colocaria o ministério de Joel por volta de 835-805 a.C.
Contexto – Joel profetizou numa época de grande devastação de toda a terra de Judá. Uma enorme praga de locustas (gafanhotos) havia despido a zona rural de toda a vegetação, destruiu até as pastagens tanto das ovelhas como do gado, até mesmo tirou a casca das árvores de figo. Em apenas algumas horas, o que tinha sido um terra bonita, verdejante, havia se tornado um lugar de desolação e destruição.
Descrições contemporâneas do poder destrutivo dos enxames de locustas confirma a descrição de Joel acerca da praga. A praga das locustas acerca do que Joel escreveu era maior que qualquer um jamais havia visto. Toda a safra foi perdida, e as sementes da safra para o plantio seguinte também foram destruídas. A fome e a seca se apoderaram de toda a terra. Tanto o povo como os animais estavam morrendo. Ela foi tão profunda e desastrosa, que Joel viu uma explicação: era o julgamento de Deus.
Conteúdo – O Livro de Joel está naturalmente dividido em duas seções:
. A primeira (1:1-2:27) trata do presente julgamento de Deus, um chamado ao arrependimento e a promessa de restauração.
. A segunda seção (2:28-3:21) explica que essa praga, horrível como ela pode ser, não é nada comparada ao julgamento de Deus que está a caminho . Este era um tempo em que não somente Judá, mas também todas as nações do mundo serão chamadas diante de Deus.
Esboço de Joel
- I) A mão do Senhor no presente (destruição pelas locustas, arrependimento e restauração) – (1:1-2:27)
- II) O dia do Senhor no futuro (2:28-3:21).