I JOÃO 1:1-10
A Palavra de Deus traz um grande ensino para nossas vidas: O AMOR. Porém, a maior expressão de amor que podemos ter é “amar a Deus sobre todas as coisas”. O nosso amor a Ele deve ser incondicional, altruísta e independente das circunstâncias. O grande problema é quando deixamos de amá-Lo e passamos amar mais o mundo e o que ele nos oferece.
Neste caso, a palavra “mundo” se refere a: “Um estilo de vida dos habitantes da terra que não conhecem a Deus e que praticam ações contrárias à vontade Dele (ou seja, o pecado)”.
Nesta lição gostaríamos de refletir sobre três perguntas:
1- O que significa amar o mundo?
Amar o mundo é viver praticando aquilo que o mundo pratica e que desagrada a vontade de Deus. Amar o mundo é se entregar as paixões, as tentações e toda sorte de obras da carne, que nos afastam do Senhor e nos levam a pecar. Quando amo o mundo, me afasto de Deus e fico sujeito as ingerências e domínio de Satanás, praticando suas obras e estando sujeito as condenações vindas pelo meu erro.
2- Por que não devo amar o mundo?
A Bíblia nos dá vários motivos para não amá-lo: a) O mundo não conhece a Deus (I João 3:1); b) O mundo nos odeia (I João 3:13); c) O mundo é guiado pelo Maligno; d) Porque quem ama o mundo não ama a Deus (I João 4:16).
Como posso amar o mundo? Como posso querer praticar o que ele pratica? Como posso andar segundo o seu curso? Não devo jamais amar o mundo e o que ele me oferece, preciso amar a Deus e reconhecer o que Ele fez por minha vida, através de Jesus, na cruz do calvário.
3- O que posso fazer para vencer o mundo?
Na própria carta de João vemos algumas atitudes que precisamos tomar para vencer o mundo. I João 5:4-5 – Fala de duas coisas: “a fé e crer em Jesus Cristo”. A vitória sobre o mundo é conquistada quando tenho consciência do meu novo nascimento ou seja, minha conversão; e passo viver a verdadeira fé, que não me deixa contaminar com os prazeres carnais e sim, passo fazer aquilo que vai alimentar o meu espírito e me aproximar mais de Deus.
Conclusão: Não temos como amar a Deus e praticar as coisas que o mundo pratica. Não tem como servir a Deus e estar vivendo em prostituição, bebedice, vícios, uma vida de mentira, de engano, etc. (que são obras da carne). Ou sirvo a Deus e demonstro meu amor para Ele, ou desagrado a Deus e vivo praticando o que o mundo pratica. A pergunta final deveria ser: Quem amo mais: Deus ou Mundo?