Neemias

Quem foi Neemias? Segundo sabe-se, seu nome em hebraico, significa “Yahweh consola”. É dito que ele era filho de Hacalias (Neemias 1:1). Diz-se também que durante o cativeiro babilônico, ele ocupava a incumbência de ser o copeiro do rei Artaxerxes Longimano, em Susã (Neemias 2:1), isto por volta de 446 a.C.

Em Jerusalém, Neemias realizou a notável tarefa de restaurar as muralhas em 52 dias (Neemias 6:15), porém encontrou dois opositores: Sambalate e Tobias. Além das reedificações, Neemias tomou medidas que visavam a reforma, tendo introduzido a lei e boa ordem, e restaurado a adoração a Yahweh, em consonância com as antigas tradições judaicas (Neemias 7 e 8). Após 12 anos em Jerusalém, volta à Corte de Artaxerxes (Neemias 5:14; 13:6).

Autoria e Data: Como dissemos em Esdras, estes dois livros, na Bíblia judaica compõem um único volume.

A autoria precisa ser analisada sob dois aspectos:

1) Se aceitarmos Neemias como escritor do Livro (inteiro ou parcial), terá que pensar em uma data posterior a 433 a.C.

2) Se algum autor esteve envolvido, então esta data poderia ser esticada em cem anos depois; o que alguns afirmam, devido às significativas mudanças de linguagem.

As tentativas de fazer Esdras autor de Esdras e Neemias autor de Neemias, não tem sido bem aceitas pelos estudiosos modernos. Pelo menos temos as memórias de Esdras (Esdras 7:27 – 9:15) e as de Neemias (Neemias 1:1 – 7:5; 11:27-43; 13:4-30); e essas seções provavelmente representam narrativas de testemunhas oculares e não dos próprios.

O Propósito do Livro: A Teologia ensina-nos que Deus está interessado no destino dos indivíduos e das nações. Os cativeiros assírio e babilônico tiveram motivações meramente humanas, com base na ganância e na violência dos homens, ou na desumanidade dos homens contra os homens.

No entanto, ambos os cativeiros também foram castigos bem merecidos que receberam as nações de Israel (Norte) e Judá (Sul) em face de seus pecados e apostasias.

Os juízos divinos sempre são remediais e restauradores e não meramente vindicativos. O propósito de Deus operou através de nações como a Assíria, Babilônia e Pérsia; mas também operou por meios dos restauradores da nação de Israel: Esdras, Neemias, Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias, entre outros.

Esboço do conteúdo:

1– Notícias sobre condições adversas em Jerusalém, impelem Neemias a voltar a Jerusalém, para prestar ajuda (1:1-11).

2- A permissão para tanto lhe é dada pelo rei, isso inclui o direito de reconstruir a cidade de Jerusalém (2:1-12).

3- Lista dos construtores e suas áreas de trabalho (3:1-32)

4- Adversários tentam fazer parar a obra, mediante o ridículo e a violência (4:1-23).

5- Problemas entre ricos e pobres, que ameaçavam a estabilidade dos resultados (5:1-19).

6- Neemias é acusado de querer tornar-se rei, em mais uma tentativa de impedir o trabalho de reconstrução.

7- As muralhas da cidade são terminadas em cinqüenta e dois dias (6:15 – 7:4).

8 – Registro dos exilados que retornaram (7:5-73)

9- A lei de Moisés é lida diante do povo (8:1-18)

10- Arrependimento nacional e estabelecimento de um novo pacto (9:1 – 10:39)

11– Registro dos habitantes de Jerusalém e das circunvizinhanças (11:1-36)

12- São relacionados os sacerdotes e os levitas, incorporando o tempo desde o retorno da Babilônia a Jerusalém até o fim do império Persa (12:1-26).

13- Dedicação das muralhas de Jerusalém e regras acerca da adoração pública (12:27 – 13:3)

14- Outras reformas, incluindo a questão dos casamentos mistos (13:4-31).

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