Após a conversão do homem, passos precisam ser dados. O homem precisa ir conhecendo a Palavra de Deus e entendendo o que o Senhor quer de nós e à medida que vamos conhecendo Sua vontade, precisamos cumprir suas ordenanças.
Duas ordens são destinadas ao novo convertido: O Batismo (Mateus 28:18-20) e a Ceia (I Coríntios 11:17-29).
I) Batismo
. A Palavra Batismo vem do grego “BAPTISMO” que significa “submergir”, “mergulhar”, “ser imerso completamente”.
. O Batismo é um símbolo da fé e do testemunho cristão. No Batismo a pessoa é imersa nas águas e com este gesto está expressando a morte para a velha vida sem Cristo. Quando está imergindo das águas está expressando o nascimento para uma nova vida (Colossenses 2:12).
. O Batismo é importante, pois vemos que na Palavra de Deus há alguns exemplos: Jesus (Mateus 3:13-17); o carcereiro (Atos 16:31-33); o eunuco (Atos 8:26-40).
. Para ser batizado, qualquer pessoa precisa entender alguns princípios:
- Precisa crer em Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador.
- Precisa se arrepender de seus pecados e optar por ter uma nova Vida com Cristo.
- Precisa ter um real entendimento do que isto representa em sua vida (Atos 2:38)
. Após ser batizado preciso entender que passo a fazer parte de uma Igreja (local) e que passo a ter compromisso, responsabilidade, direitos e deveres (Efésios 2:19-20). Preciso, portanto, me identificar e ser fiel as doutrinas da Igreja a que me filiei.
II) Ceia do Senhor
. A Ceia do Senhor é um memorial onde relembramos a morte do Senhor Jesus até que Ele venha (I Coríntios 11:26).
. O pão representa o corpo de Jesus partido (esmagado) na cruz do calvário e o suco de uva (vinho) representa o sangue do Senhor ali derramado por nossas vidas.
. A ceia deve ser tomada apenas por aqueles que realmente entenderam o que Jesus fez por nós na cruz, que O aceitou, que se encontra em comunhão com o corpo de Cristo e já se batizou.
. Quem estiver em pecado, ou fora da comunhão deverá tomar a ceia, após se analisar e haver um conserto, para que não haja sobre si condenação, por tomar do cálice e do pão indignamente (I Coríntios 11:27-29).
III) Aplicação
. O Batismo e a Ceia são ordenanças do Senhor para a vida de todos os cristãos, ou seja, todos os que aceitaram a Jesus como seu único e suficiente salvador. O que nos impede de fazê-los?
. As ordenanças precisam ser cumpridas. Portanto devemos ser batizados e participar da Ceia. Para tanto precisamos decidir mudar de vida e ter uma nova caminhada.