Texto Base: Provérbios 27:4
Por trás deste mundo visível há um mundo invisível. Estes dois mundos interferem diretamente um no outro. Esta interferência muitas vezes do invisível no visível gera lutas, que por sua vez vem acompanhada de barreiras e obstáculos. José foi difamado, levado ao cárcere, traído, mas em meio a todas estas coisas nunca deixou de alimentar seus sonhos. Ele sabia que no tempo certo Deus cumpriria a Sua vontade nele e através da vida dele. Porém, não deixou José de ter obstáculos. Quais foram estes obstáculos que também enfrentaremos em nossas vidas?
I) A inveja.
A inveja é como um gigante que se levanta para destruir e matar nossos sonhos. O propósito dela é fazer com que possamos parar de lutar pelos nossos sonhos, para não sermos atormentados. Os irmãos de José diziam: “aí vem o sonhador”; “matemo-lo e veremos o que será de seus sonhos”. Estavam cheios de inveja. Muitas vezes nos depararemos com pessoas assim que tentarão fazer com que recuemos e abandonemos nossos sonhos. Cuidado.
II) A rejeição.
Jesus veio ao mundo cumprindo todas as palavras proféticas dadas pelo Senhor, mesmo assim, o povo judeu o rejeitou, a sua própria família resistiu a Ele entendendo que havia passado dos limites. Este fator é algo que precisamos prever em nossa caminhada cristã, pois são pessoas que não querem a inovação, a renovação e muito menos ter um conserto em suas vidas, por isso endurecem o coração e rejeitam todos e tudo o que vem da parte do Senhor.
III) As mudanças.
Os judeus rejeitaram a Jesus e as mudanças por Ele implantadas. Os irmãos de José o rejeitaram, pois era inconcebível a eles, o menor ser o maior, um filho dominar sobre o pai. José experimentou da liberdade à escravidão, o amor ao ódio, mas uma coisa nos chama a atenção, é que a sua fé na concretização dos sonhos de Deus, jamais acabou. Ele soube esperar com paciência.
IV) A tentação.
Em Eclesiastes 7:26 vemos sobre a tentação. O espírito de sedução rondava José para dobrá-lo, mas ele se manteve firme porque em seu coração havia tomado uma decisão, a de não falhar diante de Deus e não ceder aos desejos da carne. Precisamos tomar cuidado com aquilo que satanás coloca diante de nós, pode ser uma armadilha para destruir e roubar nossos sonhos.
Aplicação: Muitos obstáculos serão colocados diante de nossas vidas para tentar nos impedir de caminhar em direção aos sonhos estabelecidos por Deus, porém, precisamos passar por eles, pois isto nos levará a ter um caráter firme. Aí sim estaremos nos tornando aptos para aquilo que o Senhor tem e irá fazer através de nossas vidas.