Um rapaz está no metrô aguardando o seu trem chegar quando se aproxima dele um pastor e se assenta no mesmo banco que ele.
O pastor começa a olhá-lo de cima à baixo e nota que o homem está com uma camisa toda amassada, com várias marcas de batom vermelho na camisa e uma garrafa de cachaça quase no final que estava meio escondida em sua bolsa.
O rapaz abre um jornal que estava ali jogado ao chão e começa a ler. Para quebrar aquele clima meu estranho que estava no ar, o rapaz puxa assunto com o pastor e pergunta:
– Pastor, bom dia!
– Bom dia!
– Você saberia me dizer o que causa artrite?
O pastor o olhou e viu uma grande oportunidade para dar uma grande lição de moral naquele rapaz mulherengo e meio embriagado:
– Para ter artrite é só a pessoa ter uma vida desgraçada, ser mulherengo, cachaceiro, não ter fé alguma e não frequentar a igreja!
– Nossa pastor, não posso acreditar nisso, impossível…
O pastor, vendo que o homem tinha fica chocado com aquelas palavras, e que tinha pegado um pouco pesado com ele, começou a pedir desculpas pela grosseria:
– Sinto muito, filho, não queria ser rude com você, mas vi a sua situação e não resisti em te aplicar uma lição de moral, pois você está aí bebendo, com a camisa toda amassada, cheia de marcas de batom… Me desculpe, de coração. Mas há quanto tempo você tem artrite, filho?
– Eu?
– Sim, você! Você não me perguntou o que causa artrite?
– Não, não, eu não tenho artrite! Eu li aqui no jornal que a maioria dos pastores sofre com artrite.