Muitos de nós não gostamos de fazer uma análise crítica de nossas vidas. Por que? Porque nos depararemos com falhas, limitações, fraquezas, debilidades, pecados e negligências em nossas vidas que desejamos que fiquem bem escondidinhas, pois podem expor quem realmente somos e o quanto somos fracos e limitados.
Porém, não fazer esta análise, é estar sujeito a viver uma vida repleta de erros, que se repetem e insucessos que nunca serão superados, o que geram frustrações e desilusões.
Mas, hoje quero despertá-lo à esta realidade, a necessidade de fazer esta reflexão em todas as áreas de nossas vidas: sentimentos, relacionamentos, emoções, família, trabalho, sonhos, ministério, entre outros. Quero leva-lo a isso, pois estamos prestes a fechar mais um ciclo (ano de 2016); e certamente temos muitos fracassos e insucessos, que não podemos leva-los para 2017.
O que fazer então?
Quero dar alguns passos que podem ser úteis neste processo:
1- Seja realista a teu respeito – Veja os seus pontos positivos e negativos. Analise o que tem de bom e o que precisa de acerto em sua vida. Se os pontos negativos forem superiores aos positivos, precisa ser radical para mudar este quadro.
2- Pare de se justificar – Ficar justificando os fracassos e insucessos é como ficar lambendo a própria ferida. Isto não te levará a lugar algum.
3- Busque conselhos que quebrarão os seus argumentos – Precisamos ter pessoas que digam o que precisamos ouvir e não simplesmente o que queremos ouvir. Isto nos ajudará a enxergar com os olhos de quem está de fora, analisando a nossa vida.
4- Tenha atitudes – Se não somos capazes de mudar, nunca seremos capazes de transformar a situação ao nosso redor. Precisamos sair da mesmice e da repetição de atitudes e ações que temos. Isto será importante se desejo ter uma mudança em minha vida.
Como pastor, estou fazendo isso me minha vida e oriento a que faça o mesmo, pois sem isso, posso afirmar com toda a convicção que a probabilidade de 2017 ser o mesmo que 2016 é algo real, logo, as conquistas certamente serão adiadas.
Não é isso que desejo para minha vida e não é isso que desejo para tua vida, então se é possível, seja crítico com você mesmo e pare de ser crítico com os outros.
Boa Semana