Home > Palavra Pastoral > Você é horta ou videira?

Você é horta ou videira?

QUEREM ROUBAR TUA VINHA – I REIS 21:1-7

CONTEXTO

. Elias havia vencido os profetas de Baal no monte Carmelo e isto faz com que o povo voltasse os seus olhos para Deus, porém, o rei Acabe e Jezabel não se convertem ao Senhor

. Neste tempo, Jezabel (hb. Aquela que não tem honra; Esposa de Baal) – Não se dá por vencida e começa buscar conhecer as leis dos judeus, para que pudesse tirar vantagem, buscar reconquistar o território perdido e perseguir o povo de Deus.

. Diz o texto que havia ao lado do palácio do rei uma vinha, que pertencia a um homem chamado Nabote (Hb. Frutífero)

. E o rei procura obter esta vinha, para tanto faz duas propostas:

  • Trocar a vinha, dando a Nabote uma vinha melhor
  • Ou comprá-la, se assim ele desejasse

. Nabote rejeita as duas propostas, pois a vinha era uma HERANÇA (Diga comigo: HERANÇA)

. Acabe volta triste para casa e Jezabel o vendo desta forma começa a instigá-lo para tomar uma atitude e adquirir o terreno, nem que fosse a força.

MAS O QUE ISSO TEM A VER COM MINHA VIDA

I) Tem gente de olho na tua vinha

. A vinha fala da presença do Espírito Santo em sua vida. Fala da tua salvação em Cristo Jesus

. O inimigo deseja que você perca a presença do Espírito Santo e desista da sua caminhada cristã

. Para que isto aconteça, ele tentará te comprar, negociar princípios, te roubar e até acabar com sua vida

. Os maiores interessados no seu fracasso são: o inimigo e aqueles que são usados por ele

. Questionamentos: Você tem guardado a sua vinha? Você tem protegido o seu coração? A sua fé em Cristo Jesus é inabalável? Ou você tem deixado os “olhos gordos” tomarem o que é teu?

. Seja profeta e repita comigo: “Ei capeta, tira os olhos da minha vinha”, “sai pra lá endemoninhado dos inferno, ninguém vai roubar a presença do Espírito da minha vida”.

II) O quanto de valor você dá para a Herança que você recebeu

. Sabe qual era a nossa herança? “Estávamos destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”). A herança era o inferno

. Mas Jesus teve uma atitude para revogar este DECRETO e assinar um novo decreto em nosso favor:

  • Ele abriu o caminho para vencer a morte (Apocalipse 1:18 – “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”)
  • Ele nos comprou com Seu sangue (I Coríntios 6:20 – “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”)
  • Ele deu a nós como herança os céus (I Pedro 1:3-4 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós”)
  • Preparou-nos um lugar melhor (Apocalipse 21:4 – “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”).
  • Fez isso, pois é o Rei dos reis (Apocalipse 19:15-16 – “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”)

. Não negocie sua herança, não abra mão dos céus. Cuidado:

  • Não vá trocar ou vender sua salvação (herança) por um preço que aparentemente é maior ou melhor que ela. Não é verdade. O sacrifício de Jesus, custou o maior preço do mundo
  • Cuidado para não ser iludido
  • Cuidado para não negociar princípios

III) Sabe qual o objetivo do inimigo: descaracterizar o que você é

. Quando Jezabel (a que não tem honra) passa a se inteirar das leis dos judeus, ela estava preparando uma artimanha para descaracterizar Nabote (frutífero). Veja os passos:

  • Artimanha (I Rs 21:10) – Dizer que ele blasfemou contra Deus e colocar testemunhas para o acusar
  • Lei Judaica (I Rs 21:13) – Deixou que fosse apedrejado até a morte

. Sabe o que Jezabel fez? Fez com que todos acreditassem que Nabote não era um homem de Deus, não era frutífero

  • As pessoas acreditaram que ele era pecador
  • Passou a ser considerado um blasfemo, com relação ao nome de Deus
  • Se tornou um desonrado
  • Sem direito a herança

. O inimigo quer fazer isto conosco. Quando ele rouba a nossa vinha, passamos a ser considerados, assim como Nabote foi. Não deixe roubarem a sua vinha (Fale para duas ou três pessoas)

IV) O que você deseja ter: Uma vinha ou uma horta?

. Características da Horta:

  • Duração – Máximo de 80 dias (é essa a duração da convicção de muitos crentes)
  • Não tem raiz, precisa de um cuidado extremo, se não morre logo (pessoas instáveis)
  • Vive a superficialidade (sua experiência com Deus é pequena, sem oração, sem palavra)
  • Se não tiver cobertura, não suporta o sol (precisa sempre de alguém arrastando ela – dependente)
  • VOCÊ É HORTA?
  • Diga para quem está do seu lado: NÃO SEJA HORTA, ELA ACABA RÁPIDO

. Características da Videira

  • Vai crescendo devagar, mas vai crescendo com consistência (2 a 3 anos para produzir)
  • Quando começa, não para de frutificar (150 à 200 dias o seu ciclo)
  • É podada para tirar os ramos improdutivos e ganha força para produzir cada vez mais
  • Busca nãos ser superficial, mas cria raízes para permanecer firme em todo tempo

Se seu coração for como o de Acabe, você desejará uma horta (viver o que este mundo te oferece – algo passageiro). Se seu coração for como o de Nabote, você desejará uma vinha (segurança eterna de estar ao lado do Senhor)

Ministração

. Convite à um posicionamento…